BIOMA VINTAGE 2009

Cor vermelha carregada, apresentando um rebordo vermelho/roxo. Aroma com notas de chocolate negro, a par de frutos negros jovens e uma vinosidade maravilhosamente fresca; no palato, revela um carácter rústico magnífico e frutos negros muito bem integrados. Uma combinação fantástica de elegância e força.

More details

NIE019
New product

135,00 €

- +

Add to compare

Add to wishlist

 
More info

BIOMA VINTAGE 2009

A introdução de um novo Porto Vintage de excelência ao portefólio da Niepoort, o Bioma Vinha Velha dá-nos a oportunidade de criar, ou recriar, um estilo de Vintage que não só respeita o terroir, mas que também nos faz regressar à idade de ouro do vinho do Porto. No coração do conceito do Bioma “Vinha Velha” está uma vinha muito especial (Vinha da Pisca), numa parte muito especial da região do Douro. O Bioma é mais um Porto Vintage de uma só vinha do que um simples Quinta. Durante vários anos, esta vinha foi a base do Porto Vintage da Niepoort. No entanto, desde 2005, temos conseguido estudar em maior detalhe as qualidades desta vinha, gerindo-a de forma biológica e também identificando melhor os vinhos de excelência ali produzidos, que foram separados para a produção destes Vintage, tais como o Bioma 2009, 2008 e o Pisca 2007. A expressão “Vinha Velha” refere-se à extraordinária idade das videiras na Vinha da Pisca, que ultrapassam os 80 anos na sua maioria. O que pretendemos com o Bioma Vinha Velha é oferecer, em pequenas quantidades, uma forma antiga de vinificar um vintage, semelhante aos Portos Vintage de 1970 e de antes, engarrafados em Inglaterra. A excepcional qualidade das vinhas velhas da Vinha da Pisca parece exprimir o seu sentido do lugar de forma magnífica, quando lhe aplicamos a ‘lógica’ de outros tempos.

VINIFICAÇÃO

No nosso centro de vinificação de Vinhos do Porto, em Vale de Mendiz, as uvas do Bioma são pisadas a pé em lagares de granito, com 100% de engaço. Após a fortificação com aguardente vínica, o Porto fica a estabilizar durante o Inverno. Na Primavera, o vinho é transferido para a nossa adega na Quinta de Nápoles e colocado em pipas (pipas tradicionais de 550 L). No caso do Vintage clássico da Niepoort, e da maioria dos outros vinhos do Porto Vintage, os vinhos são transferidos para Vila Nova de Gaia, onde são envelhecidos em grandes tonéis e balseiros. A utilização das pipas em vez dos grandes tonéis e balseiros, foi inspirada nos “velhos tempos”, quando o vinho era expedido em pipas para Inglaterra. Para além disso, engarrafamos o Bioma “Vinha Velha” no terceiro ano após a colheita, em vez de o fazer ate ao final do segundo ano. Isto significa que oferecemos o Bioma um ano mais tarde do que o clássico Porto Vintage. O ano de 2009 ficou marcado por baixos níveis de precipitação durante a época de maturação e por temperaturas extremamente elevadas desde meados de Agosto e durante a maior parte da vindima.

NOTAS DE PROVA

Cor vermelha carregada, apresentando um rebordo vermelho/roxo. Aroma com notas de chocolate negro, a par de frutos negros jovens e uma vinosidade maravilhosamente fresca; no palato, revela um carácter rústico magnífico e frutos negros muito bem integrados. Uma combinação fantástica de elegância e força.

INFORMAÇÃO TÉCNICA

PRODUTOR

Niepoort (Vinhos) S.A.

REGIÃO

Douro

TIPO DE SOLO

Xisto

IDADE DAS CEPAS

80 e mais de 100 anos

DENSIDADE POR HA

4000-6000

PERÍODO DE VINDIMA

Setembro / Outubro

FERMENTAÇÃO

Lagares / pisa pé

ENGARRAFADO

Abril 2012

AÇÚCAR RESIDUAL

93

ÁLCOOL

20.5

BAUMÉ

2.8

ACIDEZ TOTAL

4.8

PRODUÇÃO

4970 Litros

10 Other products in the same category

Product Brands

Compare 0