VALE DE PIOS 2008 . CX MADEIRA
O ano agrícola começou com um Inverno seco e frio, que fez retardar o abrolhamento, seguido de uma Primavera de temperaturas altas.
Depois de um inicio de verão com temperaturas acima da média, e condições extremas para a vinha, tivemos um mês de Agosto e inicio de Setembro frescos e secos com dias solarengos, permitindo, a quem teve coragem de esperar pelo final de Setembro, colher uvas muito prometedoras, em boas condições sanitárias e em bom estado de maturação.
As uvas foram colhidas manualmente e pisadas a pé em lagares de granito vindo a terminar a fermentação em cubas de inox, o que permitiu uma maceração prolongada, contribuindo para a concentração do vinho. Seguiram-se 18 meses de estágio em barricas novas.
Touriga Nacional 70%
Touriga Franca 20%
Tinto Cão 10%
Álcool: 14,5% vol.
Acidez total: 5,03 g/l ácido tartárico
pH: 3,78
6.000 Garrafas
Vale de Pios 2008 aprecia-se de imediato, mas pode evoluir tranquilamente em garrafeira. Merece ser decantado e arejado previamente. Deve ser servido a uma temperatura de 15ºC.
Nota de Prova do enólogo
Muita cor, opaco.
O aroma inicial é muito floral (flor de laranjeira, violetas) e balsâmico (esteva) mas tem também amoras e framboesas, com um suave fumado e tosta da madeira sem que sejam predominantes.
Na boca é um vinho com grande volume, sem adstringência, gordo, com ataque macio onde a amora dominante se conjuga com cacau e trufas. Muito longo e persistente com taninos sempre presentes.
José Maria Machado